terça-feira, 10 de junho de 2025

5.7 CURSO BÁSICO DE ESPERANTO CONVERSACIONAL COM O CHATGPT


DUAS CURIOSIDADES:

Na versão gratuita do ChatGPT no WhatsApp (+1 (800) 242-8478), é possível dialogar com a IA em Esperanto, de forma que o usuário fala e a IA interage escrevendo. Bom para praticar, extracurricularmente, a oralidade do usuário.

Já na versão paga do ChatGPT, é possível que o diálogo com a IA seja falado pelos dois lados em Esperanto, de modo que o usuário fala, e a IA também fala, esta, inclusive, com uma pronúncia muito boa. Bom para praticar, por fora, a oralidade com uma sensação mais forte de naturalidade.

 

OS PARTICÍPIOS

 

Primeiro, vamos entender o que é um particípio: é como se fosse uma palavrinha mágica que funciona como verbo e adjetivo ao mesmo tempo! Legal, né?

Por exemplo, quando dizemos "A porta está quebrada", a palavra "quebrada" é um particípio. Ela nos diz o estado continuado da porta e vem de um verbo (quebrar).

A palavra "particípio" tem origem no Latim.

Ela vem do termo latino "participium".

A palavra participium é formada por:

1.     pars (genitivo partis), que significa "parte".

2.     capere, que significa "tomar", "pegar", "agarrar", "participar de".

Portanto, etimologicamente, "participium" significa algo que "toma parte" ou "participa de" duas naturezas.

No contexto gramatical, isso se refere ao fato de que o particípio "participa" das características de duas classes de palavras:

·       Do verbo (pois expressa uma ação, estado ou fenômeno, e pode ter complementos ou indicar voz).

·       Do adjetivo (pois pode qualificar um substantivo, concordando com ele em gênero e número, e pode funcionar como predicativo).

Essa dupla natureza é a razão pela qual os gramáticos latinos deram esse nome a essa forma verbal. A palavra portuguesa "particípio" é uma adaptação direta do termo latino.


Em Esperanto, os particípios são ainda mais legais, porque eles nos ajudam a dizer exatamente quando as coisas estão, estavam ou estarão continuadamente acontecendo, ou ativamente, ou passivamente. Vamos ver inicialmente as estruturas dos particípios ativos:

Quando usamos ESTAS -ANTA:

• Significa que algo está acontecendo AGORA

Exemplo: "Li estas kantanta" = "Ele está cantando" (embora a forma simples Li kantas possa bastar para passar a mesma ideia).

Quando usamos ESTAS -INTA:

• Significa que algo JÁ aconteceu

Exemplo: "Li estas dorminta" = "Ele está tendo dormido" (ou, simplesmente, Li dormis (ele dormiu).

Quando usamos ESTAS -ONTA:

• Significa que algo VAI acontecer

Exemplo: "Li estas manĝonta" = "Ele está prestes a comer" (ou, preferindo a forma simples, Li manĝos (ele comerá).

Vamos aprender sobre os particípios quando eles funcionam como epiteto (ou seja, quando eles descrevem um substantivo) em Esperanto, sem intermédio verbal, ou seja, quando ele “cola” junto do substantivo, imediatamente antes, ou depois.

* Quando usamos particípios como epiteto, eles também terminam em -A, igual aos adjetivos normais. É como se estivéssemos colocando uma etiqueta especial no substantivo para dizer algo sobre ele diretamente. Vamos ver:

La kantANTA knabo = O menino cantante. (ou, na forma predicativa, La knabo estas kantanta (O menino está cantando)).

Aqui, kantANTA knabo nos diz que o menino tem a espécie de atributo ou adjetivo de estar cantando AGORA. É uma ação do PRESENTE, mas transformada em adjetivo epitetal.

La dormINTA infano = A criança dormente, ou melhor, que dormiu. (ou, na forma predicativa, La infano estas dorminta, aŭ la infano, kiu estas dorminta)

DormINTA infano nos conta que a criança JÁ dormiu. É uma ação do PASSADO, embora referida no presente, como a criança que, presentemente, já encerrou seu sono.

La manĝONTA hundo = O cachorro que vai comer (ou, na forma predicativa, la hundo estas manĝonta, aŭ la hundo, kiu estas manĝonta, ou, na forma simples, se bastar para a compreensão, la hundo manĝos, aŭ la hundo, kiu manĝos).

ManĝONTA indica que o cachorro AINDA VAI comer, ou, melhor, ainda vai estar comendo (já que, no geral, particípio dá uma ideia de continuidade da ação verbal). Será uma ação continuada no FUTURO

Vamos ver mais exemplos com particípios epitetais:

La florANTA ĝardeno = O jardim que está florescendo.

La falINTA folio = A folha que caiu.

La inaŭgurONTA leciono = A aula que vai inaugurar.

É como se cada terminação contasse uma pequena história sobre o tempo:

• -ANTA = está acontecendo

• -INTA = já aconteceu

• -ONTA = vai acontecer

E o mais legal é que podemos usar esses particípios com qualquer substantivo, com muito mais versatilidade do que em qualquer língua nacional:

La ludANTA kato (o gato que está brincando)

La skribINTA lernanto (o aluno que escreveu)

La venONTA amiko (o amigo que virá)

[Sugestão: desdobre as outras possibilidades de forma, como acima exemplificado no item do asterisco.]

OS PARTICÍPIOS PASSIVOS:

Vamos agora mergulhar no mundo dos particípios passivos em Esperanto, com as terminações -ATA, -ITA e -OTA. Estas formas nos dizem o que acontece com o substantivo, ou seja, a ação que ele sofre.

Vamos ver as estruturas dos particípios passivos:

Quando usamos ESTAS -ATA:

Significa que algo está SENDO FEITO a alguém/algo AGORA. O sujeito da frase é paciente (ou sofredor) da ação.

Exemplo: "La pomo estas manĝata" = "A maçã está sendo comida" (ou, na forma mais simples com verbo reflexivo indicando passividade, "La pomo manĝiĝas", ou ainda, se quisermos focar no agente indefinido, "Oni manĝas la pomon" - 'Come-se a maçã', para transmitir a ideia de que a ação está em progresso sobre o objeto).

Quando usamos ESTAS -ITA:

Significa que algo JÁ FOI FEITO a alguém/algo. O sujeito da frase foi paciente ou sofredor de uma ação já concluída.

Exemplo: "La retmesaĝo estas skribita" = "A mensagem está escrita" (ou, simplesmente, "La retmesaĝo skribiĝis" - 'a mensagem se escreveu', ou "Oni skribis la retmesaĝon" - 'escreveu-se a mensagem').

Quando usamos ESTAS -OTA:

Significa que algo VAI SER FEITO a alguém/algo. O sujeito da frase será paciente ou sofredor de uma ação futura.

Exemplo: "La domo estas konstruota" = "A casa está para ser construída" (ou, na forma simples com verbo reflexivo, "La domo konstruiĝos" - 'a casa se construirá', ou "Oni konstruos la domon" - 'construir-se-á a casa').

Vamos aprender sobre os particípios passivos quando eles funcionam como epiteto (ou seja, quando eles descrevem um substantivo) no Esperanto, sem intermédio verbal, ou seja, quando ele “cola” junto do substantivo, imediatamente antes, ou depois.

Quando usamos particípios passivos como epiteto, eles também terminam em -A, igual aos adjetivos normais. É como se estivéssemos colocando uma etiqueta especial no substantivo para dizer algo sobre a ação que ele sofre. Vamos ver:

La manĝATA pomo = A maçã sendo comida / A maçã que é comida. (ou, na forma predicativa, La pomo estas manĝata (A maçã está sendo comida), ou La pomo, kiu estas manĝata).

Aqui, manĝATA pomo nos diz que a maçã tem o atributo de estar SENDO COMIDA AGORA. É uma ação SOFRIDA no PRESENTE, mas transformada em adjetivo epitetal.

La skribITA mesaĝo = A mensagem escrita / A mensagem que foi escrita. (ou, na forma predicativa, La mesaĝo estas skribita, aŭ la mesaĝo, kiu estas skribita).

SkribITA mesaĝo nos conta que a mensagem JÁ FOI ESCRITA. É uma ação SOFRIDA no PASSADO, embora o resultado (a mensagem escrita) possa ser referido no presente.

La konstruOTA domo = A casa a ser construída / A casa que será construída. (ou, na forma predicativa, la domo estas konstruota, aŭ la domo, kiu estas konstruota, ou, na forma simples com verbo reflexivo, se bastar para a compreensão, la domo konstruiĝos, aŭ la domo, kiu konstruiĝos).

KonstruOTA indica que a casa AINDA VAI SER CONSTRUÍDA (a ação de construir ainda não ocorreu sobre ela, mas está planejada). É uma ação a ser SOFRIDA no FUTURO.

Vamos ver mais exemplos com particípios passivos epitetais:

La vidATA filmo = O filme que está sendo visto. (ou, na forma predicativa, La filmo estas vidata, aŭ la filmo, kiu estas vidata).

La finITA tasko = A tarefa que foi finalizada. (ou, na forma predicativa, La tasko estas finita, aŭ la tasko, kiu estas finita).

La riparOTA aŭto = O carro que será consertado. (ou, na forma predicativa, La aŭto estas riparota, aŭ la aŭto, kiu estas riparota).

É como se cada terminação contasse uma pequena história sobre o tempo da ação sofrida pelo substantivo:

ATA = está sendo feito (a ação está acontecendo SOBRE o sujeito/substantivo)

ITA = já foi feito (a ação já aconteceu SOBRE o sujeito/substantivo)

OTA = vai ser feito (a ação vai acontecer SOBRE o sujeito/substantivo)

Mais exemplos de fixação:

La amATA infano (a criança que é amada / a criança amada) (ou, na forma predicativa, La infano estas amata, aŭ la infano, kiu estas amata).

La legITA libro (o livro que foi lido / o livro lido) (ou, na forma predicativa, La libro estas legita, aŭ la libro, kiu estas legita).

La atendOTA trajno (o trem que será esperado / o trem a ser esperado) (ou, na forma predicativa, La trajno estas atendota, aŭ la trajno, kiu estas atendota).

Legal como podemos usar essas terminações para descrever as coisas de forma tão precisa, não é? É como ter um minirrelógio em cada palavra! E ainda há outras estruturas participiais, como, por exemplo, ESTOS –ITA, ESTIS –OTA, ESTOS –ONTA, etc, ou seja, com o próprio verbo ESTI no passado e também no futuro. Todavia, por serem menos utilizadas cotidianamente, vamos dispensar seu estudo neste curso básico.

Muitas vezes, a forma simples dos verbos dá para o entendimento do geral da ação verbal, mas há situações, em especial as de continuidade da ação verbal, em que o particípio vem em boa chegança para especificar melhor quando a ação verbal está, estava ou estará acontecendo no tempo, ou quando o objeto está, estava ou estará exatamente sofrendo a ação verbal no tempo. É a especificação do tempo dentro do tempo. É como montar um quebra-cabeça onde cada peça tem seu lugar certinho, com sentidos temporais cientificamente precisos!

Enfim, quando você vir uma palavra com essas terminações (-anta, -inta, -onta, -ata, -ita e -ota) antes de um substantivo, você já vai saber que ela está qualificando, inclusive, cronologicamente, esse substantivo com uma ação verbal participial epitetal ativa ou passiva. Se tais terminações vierem após o verbo ESTAS, tratam-se de predicativos participiais adjetivais, relacionados ao sujeito substantival da oração.

PARTICÍPIOS SUBSTANTIVAIS

É de ser ver que também os particípios podem ser igualmente substantivados, ou seja, transformados na própria pessoa que pratica, praticou ou praticará ativamente a ação verbal, ou sofre, sofreu ou sofrerá passivamente a ação verbal, bastando trocar –a por –o no final do concernente sufixo participial.

Ex.:

·       leganto (tiu, kiu legas, aŭ kiu estas leganta)

·       leginto (tiu, kiu legis,  kiu estas leginta)

·       legonto (tiu, kiu legos,  kiu estas legonta)

·       amato (tiu, kiun oni amas,  kiu estas amata)

·       amito (tiu, kiun oni amis,  kiu estas amita)

·       amoto (tiu, kiun oni amos,  kiu estas amota)

 

GLOSSÁRIO PARTICIPIAL PREDICATIVO, EPITETAL E SUBSTANTIVAL, PARA UM VISÃO PANORÂMICA:

ESTAS -ANTA: predicativo participial ativo presente

ESTAS -INTA: predicativo participial ativo passado

ESTAS -ONTA: predicativo participial ativo futuro

ESTAS -ATA: predicativo participial passivo presente

ESTAS -ITA: predicativo participial passivo passado

ESTAS -OTA: predicativo participial passivo futuro

-ANTA –O: epiteto participial ativo presente

-INTA –O: epiteto participial ativo pretérito

-ONTA –O: epiteto participial ativo futuro

-ATA –O: epiteto participial passivo presente

-ITA –O: epiteto participial passivo pretérito

-OTA –O: epiteto participial passivo futuro

-ANTO: particípio substantival pessoal ou personificado que está praticando uma ação no presente.

-INTO: particípio substantival pessoal ou personificado que praticou uma ação no passado.

-ONTO: particípio substantival pessoal ou personificado que praticará uma ação no futuro.

-ATO: particípio substantival pessoal ou personificado que está sofrendo uma ação no presente.

-ITO: particípio substantival pessoal ou personificado que sofreu uma ação no passado.

-OTO: particípio substantival pessoal ou personificado que sofrerá uma ação no futuro.

 

Mais um pronome:

ONI = Pronome indefinido, equivalente a a gente, as pessoas em geral, alguma pessoa não mencionada; algumas ou muitas pessoas.

ONIA = O possessivo equivalente a Oni

pronome pessoal alusivo a ONI, quando for o caso: li.

Dois exemplos do Plena Ilustrita Vortaro (PIV):

Homo, kiun oni devas juĝi, estas juĝoto;

Ne kritiku onin, ĉar oni povas ankaŭ vin kritiki.

 

PRÁTICA:

A partir da seguinte imagem, estabeleça um diálogo planejado de perguntas e respostas com a inteligência artificial ChatGPT, devendo ser colados no campo de texto da IA a seguinte imagem e o prompt logo abaixo.

 [Nesta aula as imagens utilizadas são as mesmas da aula 2, que trata dos verbos na conjugação simples. Agora todos os verbos devem ser conjugados na forma participial, para treino.]

DIA 1:

========================

INÍCIO DO PROMPT

Visando me exercitar gramaticalmente em Esperanto quanto aos particípios, peço-vos intercambiar perguntas e respostas comigo, em Esperanto, em cima de detalhes da imagem anexada, usando aleatoriamente as seguintes estruturas de perguntas participiais, sendo uma pergunta e sua respectiva resposta de cada vez.

 

Kiu(j) estas -anta(j)?

Kio estas -anta?

Kiu(j) estas -inta(j)?

Kio estas -inta?

Kiu(j) estas -onta(j)?

Kio estas -onta?

Kiu(j) estas -o(j)? (diante de um substantivo com epiteto participial ativo presente)

Kio estas -o? (diante de um substantivo com epiteto participial ativo presente)

Ĉu -o estas -anta, -inta aŭ -onta? (diante de um substantivo com epiteto participial ativo presente, passado ou futuro)

Kiu(j) estas -ata(j)?

Kio estas -ata?

Kiu(j) estas -ita(j)?

Kio estas -ita?

Kiu(j) estas -ota(j)?

Kio estas -ota?

Ĉu -o estas -ata, -ita aŭ -ota? (diante de um substantivo com epiteto participial passivo presente, passado ou futuro)

Kio estas la –anto? R.: la -anto estas tiu, kiu estas -anta

Kio estas la –into? R.: la -into estas tiu, kiu estas -inta

Kio estas la –onto? R.: la -onto estas tiu, kiu estas -onta

Kio estas la –ato? R.: la -ato estas tiu, kiu estas –ata,  tio, kion oni estas -anta

Kio estas la –ito? R.: la -ito estas tiu, kiu estas -ita,  tio, kion oni estas -inta

Kio estas la –oto? R.: la -oto estas tiu, kiu estas -ota,  tio, kion oni estas -onta

Kion –o faras? R.: -O estas –anta.

Kion –o estas faranta? R.: -O estas –anta.

Kion –o faris? Kion –o estas farinta?

Kion –o faros? Kion –o estas faronta?

Kion –o estas –anta?

Kion –o estas –inta?

Kion –o estas –onta?

Kiu(j)n –o(j) estas –anta(j)?

Kiu(j)n –o(j) estas –inta(j)?

Kiu(j)n –o(j) estas –onta(j)?

 ONI

Sempre que você entender que eu escrevi uma pergunta ou uma resposta com erro gramatical ou de estilo, favor corrigi-la imediatamente, em negrito, antes de continuarmos. Sempre que eu não entender uma palavra que você escreveu, direi Traduku –o, e você traduzirá a palavra para o português. E sempre que eu não souber dizer em Esperanto uma palavra, escrevê-la-ei em português entre parênteses, e você traduzi-la-á automaticamente para o Esperanto antes da sua pergunta ou resposta seguinte. Tudo bem?

FIM DO PROMPT

========================

Observações:

·       A cada resposta que você der, já faça sua próxima pergunta no mesmo ato, dando, por exemplo, dois espaçamentos para baixo. A IA vai entender e deverá também fazer o mesmo, o que há de contribuir para a fluidez do diálogo.

·       Idealmente, dialogue no computador e olhe a imagem no celular, para não ter de ficar subindo o diálogo para rever a imagem no próprio PC.

·       Eventuais correções feitas pela IA em frases suas não quererão dizer que terá mesmo havido erro. Muitas vezes poderá ser apenas uma advertência quanto ao estilo. Seja como for, observe sempre, pois poderá melhorar sua redação, mas nem discuta e siga no diálogo.

·       Tendo tempo, pode estender o diálogo diário para no mínimo 30 minutos.

·       Dica essencial: deixe escritos ao lado do PC ou do celular os pontos da lição (tirados de dentro do prompt), e vá ticando e reticando cada ponto usado durante o diálogo, de modo que ao final todos os pontos tenham sido igualmente exercitados.

·       Para os seis demais dias da semana, use o mesmo prompt, mas mudando para as seguintes imagens, uma para cada dia da semana, sucessivamente, desenvolvendo o mesmo padrão de diálogo para cada nova imagem:

DIA 2:



DIA 3:



                                    DIA 4:



DIA 5:



DIA 6:



DIA 7:


[Na próxima aula veremos os particípios gerundiais, igualmente úteis nas ações verbais continuadas.]

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário