terça-feira, 17 de junho de 2025

6.7 CURSO BÁSICO DE ESPERANTO CONVERSACIONAL COM O CHATGPT


 

OS PARTICÍPIOS GERUNDIAIS

 

A palavra "gerúndio" tem origem no Latim. Ela vem do termo latino "gerundium".

A palavra gerundium em Latim é derivada do verbo gero, gerere, gessi, gestum, que tem uma gama de significados, incluindo:

·       "levar"

·       "carregar"

·       "portar"

·       "fazer"

·       "executar"

·       "administrar"

·       "gerir"

O gerundium latino era uma forma nominal do verbo, especificamente um substantivo verbal neutro singular que só existia nos casos oblíquos (genitivo, dativo, acusativo, ablativo). Ele expressava a ação do verbo como um substantivo. Por exemplo, ars vivendi significava "a arte de viver" (onde vivendi é o genitivo do gerúndio de vivere, viver).

A ideia por trás do nome parece estar ligada à noção de "levar adiante" ou "executar" uma ação, o que se alinha com a função do gerúndio de descrever uma ação em andamento ou em processo.

Embora o gerúndio latino e o gerúndio nas línguas românicas (como o português com sua terminação "-ndo") não sejam exatamente idênticos em todas as suas funções e formas, o nome foi herdado. O gerúndio românico, em particular, evoluiu principalmente a partir do ablativo do gerúndio latino (ex: cantando, legendo), que frequentemente expressava circunstância ou modo.

Portanto, "gerúndio" vem de "gerundium", que está relacionado ao verbo "gerere", indicando a ideia de uma ação sendo realizada ou levada a cabo.

Em Esperanto, o gerúndio é um particípio adverbial birrelacional, podendo se referir ao sujeito já na ação verbal, ou ao sujeito em si da oração, como uma espécie de epiteto, circunstancializando-o, neste caso, abrindo a oração, por mais das vezes.

Em outras palavras, e fazendo uma comparação com o particípio adjetival:
O particípio adjetival está para o substantivo, assim como o particípio gerundial pós-verbal está para o sujeito na relação com o verbo. Por sua vez, o gerúndio pré-verbal, de natureza epitetal, está para o sujeito. Debulhando os enunciados: depois do verbo, os gerúndios, que têm natureza de advérbio de modo, influenciam o sujeito na ação verbal transitiva ou intransitiva. Mas, quando vem antes do verbo, o gerúndio assume o papel de epiteto, relacionando-se ao sujeito da oração, intermediado por uma vírgula. Portanto, como epiteto, o gerúndio abre orações, referindo-se, neste caso, ao sujeito em si, não na sua ação verbal posterior.
Embora estejam no mesmo capítulo dos particípios, os gerúndios têm seu diferencial, materialmente quanto à letra final do sufixo. Enquanto o sufixo participal termina em –A, porque, inclusive, tem natureza de adjetivo (qualificativo do substantivo), ou como predicativo, ou como epiteto, o sufixo gerundial termina em –E, tendo natureza de advérbio (modificativo da ação verbal do sujeito, se vier após este), ou tendo natureza epitetal, se vier junto do sujeito.

Eis as terminações gerundiais ativas:

  1. -ANTE:
    • Usado para ações que acontecem ao mesmo tempo que outra, adverbialmente, no presente.
    Ex.:
    "Li kuras kantante" = "Ele corre cantando" (advérbio modal, relacionado ao modo como o sujeito corre).
    “Alvenante, li jam komencas labori.” = Chegando, ele já começa a trabalhar.” (posição epitetal, relacionado ao sujeito “li”).
  2. -INTE:
    • Para ações gerundiais modais que aconteceram antes de outra.
    Ex.:
    “Li foriras dirante adiaŭ." = "Ele parte dizendo adeus."
    “Studinte, nun mi ludas.” = “Tendo estudado, agora eu jogo.” (neste exemplo, ação gerundial epitetal)
  3. -ONTE:
    • Para ações que vão acontecer antes, durante ou depois de outra.
    Ex.: “Li revalidigos la pasporton, disputonte kun la oficisto.” = “Ele revalidará o passaporte discutindo (ou estando para discutir) com o funcionário.”
    “Edziĝonte, li estos aĉetanta la geedzecoringojn” = “Estando para se casar, ele estará comprando (ou, simplesmente, comprará) os anéis da aliança.”

Eis as terminações gerundiais passivas:

Passivo Presente (-ATE): Indica uma ação que está sendo sofrida no momento da ação principal.

* “Li parolas tre laŭte, aŭskultate de la tuta mondo.” = “Ele fala muito alto, escutado por todo mundo.”

“Riparate, tiu aŭto estas puŝata de kvar homoj.” = “Sendo consertado, aquele carro está sendo empurrado por quatro pessoas.”

* "Forte amate, Ludoviko donis bukedon da rozoj al Analia en la Tago de la Geamatoj."   = “Muito amado, Luiz deu um buquê de rozas a Anália no Dia dos Namorados."

Passivo Passado (-ITE): Indica uma ação que foi sofrida antes da ação principal.

“Post la kanto de la sopranulino, Margareta aplaŭdis ŝin mirigite.” = Depois do canto da soprano, Margarida a aplaudiu admirada.”

Rikardo estas riproĉita de la instruisto, ĉar li stariĝis nepermesite. = “Ricardo foi reprochado pelo professor, porque levantou-se sem permissão.”

“Forte aplaŭdite, la sopranulino decidis ripeti la lastan kanton.” = “Fortemente aplaudida, a soprano resolveu repetir o último canto.”

Passivo Futuro (-OTE): Indica uma ação que será sofrida depois da ação principal.

“Instruote, Paŭlo decidis koncentriĝi, por atendi la lecionon.” = “Estando para ser ensinado, Paulo resolveu se concentrar para aguardar a aula.”

“Vendote, la hundo de Anakleto ŝajnas plori.” = “Estando para ser vendido, o cachorro de Anakleto parece chorar.”

“Parkerigote, la poemoj havas siajn kopiojn ĵus distribuitajn al la gedeklamontoj.” = “Para serem decorados, os poemas tiveram suas cópias distribuídas nestante aos recitadores.”


No mais das vezes, o gerúndio passivo (-ate, -ite, -ote) atua como epiteto, vindo antes do sujeito, a este se referindo, mais restritivamente do que o gerúndio ativo (-ante, -inte, -onte), que pode atuar tanto como advérbio de modo relacionado ao sujeito em ação verbal, quanto como epiteto relacionado ao sujeito em si.


GLOSSÁRIO PARTICIPIAL GERUNDIAL, PARA UMA VISÃO PANORÂMICA:

-ANTE: particípio gerundial ativo presente (adverbial de modo ou epitetal)
-INTE: particípio gerundial ativo passado (adverbial de modo ou epitetal)
-ONTE: particípio gerundial ativo futuro (adverbial de modo ou epitetal)
-ATE: particípio gerundial passivo presente (epitetal)
-ITE: particípio gerundial passivo passado (epitetal)
-OTE: particípio gerundial passivo futuro (epitetal)


Adendo: pós-verbalmente, a diferença principal entre particípio ativo e gerúndio ativo em Esperanto é que:
• Com ESTI (estar), usamos -a no final (-anta, -inta, -onta)
• Com outros verbos, usamos -e no final (-ante, -inte, -onte)
Contudo, em relação ao gerúndio passivo, 
há casos em que ele é usado após o verbo ESTI, nas estruturas estas –ate, estas –ite, estas –ote, quando se trata de oração sem sujeito, como nos seguintes exemplos:

“Estas malpermesate fumi tie ĉi.” = “É (ou está sendo) proibido fumar aqui.”
“Estas dirite, ke morgaŭ pluvos multe.” = “Foi dito que amanhã choverá muito.”
“Estas anoncote, ke baldaŭ okazos armistico de la intermilitantoj, sen antaŭpostuloj.” = “Está para ser anunciado que em breve acontecerá um armistício dos que estão em guerra, sem pré-exigências.”


PRÁTICA:
A partir da seguinte imagem, estabeleça um diálogo planejado de perguntas e respostas com a inteligência artificial ChatGPT, devendo ser colados no campo de texto da IA a seguinte imagem e o prompt logo abaixo:
[Nesta aula as imagens utilizadas são as mesmas da aula 3, que também trabalha os verbos na conjugação simples. Agora todas as ações verbais devem se transformar em uma ação verbal simples ou participial mais um gerúndio, para treino, conforme este exemplo baseado em uma pergunta da terceira lição: 1. Kiu purigas la ĉambron (quem limpa o quarto)? = Kiu purigas la ĉambron kantante (quem limpa o quarto cantando? 2. Kiu edziĝos kun Maria (quem se casará com Maria)? = Kiu, trudate, edziĝos kun Maria (quem, pressionado, se casará com Maria)? Tudo conforme possa ser extraído das imagens, combinado com a imaginação.]

DIA 1:



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INÍCIO DO PROMPT

Visando me exercitar gramaticalmente em Esperanto quanto aos particípios gerundiais, peço-vos intercambiar perguntas e respostas comigo, em Esperanto, em cima de detalhes da imagem anexada, usando aleatoriamente as seguintes estruturas de perguntas gerundiais, sendo uma pergunta e sua respectiva resposta de cada vez.
Obs.: “verbas” neste contexto é todo e qualquer verbo transitivo ou intransitivo, só não o verbo ESTAS.

Kiu(j) verbas -ante?
Kio verbas -ante?
Kiu(j) verbas -inte?
Kio verbas -inte?
Kiu(j) verbas -onte?
Kio verbas -onte?
Kiu(j) verbas -ate?
Kio verbas -ate?
-ante, kiu(j) verbas?
-ante, kio verbas?
-inte, kiu(j) verbas?
-inte, kio verbas?
-onte, kiu(j) verbas?
-onte, kio verbas?
-ate, kiu(j) verbas?
-ate, kio verbas?
-ite, kiu(j) verbas?
-ite, kio verbas?
-ote, kiu(j) verbas?
-ote, kio verbas?
Ĉu -o verbas -ante, -inte aŭ -onte? (diante de um substantivo com epiteto participial passivo presente, passado ou futuro)

Sempre que você entender que eu escrevi uma pergunta ou uma resposta com erro gramatical ou de estilo, favor corrigi-la imediatamente, em negrito, antes de continuarmos. Sempre que eu não entender uma palavra que você escreveu, direi Traduku –o, e você traduzirá a palavra para o português. E sempre que eu não souber dizer em Esperanto uma palavra, escrevê-la-ei em português entre parênteses, e você traduzi-la-á automaticamente para o Esperanto antes da sua pergunta ou resposta seguinte. Tudo bem?

FIM DO PROMPT

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Observações:

A cada resposta que você der, já faça sua próxima pergunta no mesmo ato, dando, por exemplo, dois espaçamentos para baixo. A IA vai entender e deverá também fazer o mesmo, o que há de contribuir para a fluidez do diálogo.

Idealmente, dialogue no computador e olhe a imagem no celular, para não ter de ficar subindo o diálogo para rever a imagem no próprio PC.

Eventuais correções feitas pela IA em frases suas não quererão dizer que terá mesmo havido erro. Muitas vezes poderá ser apenas uma advertência quanto ao estilo. Seja como for, observe sempre, pois poderá melhorar sua redação, mas nem discuta e siga no diálogo.

Tendo tempo, pode estender o diálogo diário para no mínimo 30 minutos.

Dica essencial: deixe escritos ao lado do PC ou do celular os pontos da lição (tirados de dentro do prompt), e vá ticando e reticando cada ponto usado durante o diálogo, de modo que ao final todos os pontos tenham sido igualmente exercitados, se couberam.

Para os seis demais dias da semana, use o mesmo prompt, mas mudando para as seguintes imagens, uma para cada dia da semana, sucessivamente, desenvolvendo o mesmo padrão de diálogo para cada nova imagem:

 

DIA 2:

 

DIA 3:


 

DIA 4:



 DIA 5:



 DIA 6:



 DIA 7:




 


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