segunda-feira, 26 de maio de 2025

3.7 CURSO BÁSICO DE ESPERANTO CONVERSACIONAL COM O CHATGPT



-IG E –IĜ, DOIS SUFIXOS QUE VALEM UM AULÃO


Hoje vamos desvendar dois dos sufixos mais úteis e transformadores do Esperanto: -IG e -IĜ. Eles são usados para formar verbos e mudam o sentido da raiz de maneiras opostas, mas complementares.

1.     O Sufixo -IG (Tornar, Fazer, Causar)

O sufixo -IG é causativo ou fativo. Ele indica que o sujeito da frase faz com que algo ou alguém se torne (o estado da raiz) ou realize (a ação da raiz). Verbos formados com -IG são geralmente transitivos, ou seja, pedem um objeto direto.

Significado principal:

Fazer com que algo/alguém se torne [adjetivo/substantivo].
Fazer com que algo/alguém realize [verbo].
Causar algo.
Como funciona:

Raiz Adjetiva + IG: pura (puro) → purigi (limpar, tornar puro)
Mi purigas la ĉambron. (Eu limpo o quarto. = Eu torno o quarto puro.)
Raiz Substantiva + IG: laboro (trabalho) → laborigi (fazer trabalhar, empregar)
La estro laborigas la dungitojn. (O chefe faz os empregados trabalharem.)
Raiz Verbal + IG: scii (saber) → sciigi (informar, fazer saber)
Ŝi sciigis min pri la novaĵo. (Ela me informou sobre a notícia. = Ela me fez saber sobre a notícia.)
Raiz Verbal Intransitiva + IG: morti (morrer) → mortigi (matar, fazer morrer)
La akcidento mortigis lin. (O acidente o matou.)
Lembre-se: O sujeito FAZ a ação sobre o objeto.

2.     O Sufixo -IĜ (Tornar-se, Ficar)

O sufixo -IĜ é intransitivo, reflexivo ou indica uma mudança de estado que acontece ao sujeito, sem um agente externo explícito. O sujeito "sofre" a ação ou a ação acontece "nele mesmo".

Significado principal:

Tornar-se [adjetivo/substantivo].
Ficar [adjetivo/substantivo].
A ação (da raiz verbal) acontece por si mesma ou ao sujeito.
Como funciona:

Raiz Adjetiva + : pura (puro) → puriĝi (tornar-se limpo, limpar-se)
La ĉambro puriĝas. (O quarto se limpa / torna-se limpo.)
Raiz Substantiva + : amiko (amigo) → amikiĝi (tornar-se amigo, fazer amizade)
Ni amikiĝis rapide. (Nós nos tornamos amigos rapidamente.)
Raiz Verbal + : sidi (estar sentado) → sidiĝi (sentar-se, tomar o assento)
Bonvolu sidiĝi. (Por favor, sente-se.)
Raiz Verbal Transitiva + : malfermi (abrir algo) → malfermiĝi (abrir-se)
La pordo malfermiĝis. (A porta se abriu.)
Lembre-se: A ação ACONTECE COM o sujeito, ou o sujeito entra em um novo estado.

     Comparando -IG e -IĜ:

A melhor forma de entender é vendo-os lado a lado:

Raiz

Com -IG (fazer, causar)

Com -IĜ (tornar-se, acontecer)

pura

purigi (limpar, tornar puro)

puriĝi (ficar limpo, purificar-se)

Mi purigas la tablon. (Eu limpo a mesa.)

La tablo puriĝas. (A mesa fica limpa.)

ruĝa

ruĝigi (avermelhar, tornar vermelho)

ruĝiĝi (enrubescer, ficar vermelho)

La farbo ruĝigis la muron. (A tinta avermelhou a parede.)

Ŝi ruĝiĝis pro honto. (Ela enrubesceu de vergonha.)

sidi

sidigi (sentar alguém, fazer sentar)

sidiĝi (sentar-se)

La patrino sidigis la infanon. (A mãe sentou a criança.)

La infano sidiĝis. (A criança sentou-se.)

instrui

instruigi (fazer alguém ensinar)

instruiĝi (ensinar-se)

La rektoro instruigis min pri filozofio. (O reitor me fez ensinar sobre filosofia.)

Filozofio instruiĝis ĝuste. (Filosofia ensinou-se corretamente.)

stiri

stirigi (fazer algo/alguém dirigir veículo)

stiriĝi (dirigir-se, sobre veículo)

Davido stirigos la senpilotan elektran aŭtomobilon. (David fará se dirigir o carro elétrico sem piloto.)

La senpilota elektra aŭto tuj stiriĝos. (O carro elétrico sem piloto logo dirigir-se-á.)

naski

naskigi (fazer uma mulher conceber, parir)

naskiĝi (nascer, como se por si mesmo)

La patro naskigis, la patrino naskas. (O pai engravidou a mãe, para ela gerar, parir.)

La bebo naskiĝas. (O bebê está nascendo.)


Observações Adicionais:

Outras formas: Assim como outros verbos, os verbos com -IG e -IĜ podem formar substantivos (com -O), adjetivos (com -A), advérbios (com -E), etc.
purigo (limpeza, ato de limpar), puriĝo (o ato de se tornar limpo)
mortigo (assassinato), mortiga (mortal, que causa morte)
sidiĝo (o ato de começar a se sentar)
Agente da passiva: Com verbos em -IĜ, se você quiser mencionar o agente que causou a mudança de estado (sem usar -IG), pode usar a preposição de ou fare de.
La pordo malfermiĝis de la vento. (A porta se abriu pelo vento.)
Compare com: La vento malfermigis la pordon. (O vento fez a porta se abrir / abriu a porta.) - Mais direto e comum se o agente é o foco.
Conclusão:

Dominar -IG e -IĜ expande enormemente seu vocabulário e sua capacidade de expressar nuances em Esperanto. -IG é sobre fazer, causar uma ação ou estado em outro. -IĜ é sobre tornar-se, entrar em um estado ou a ação acontecer ao sujeito.

Vamos usar [radiko] para indicar a raiz (adjetiva, substantiva ou verbal) que será o foco dos exercícios.

Estruturas Interrogativas para Exercícios com -IG (Fazer, Causar)

O foco aqui é no agente que causa a ação ou mudança, e no objeto que sofre essa ação ou mudança.

Perguntando sobre o AGENTE da ação -IG:
Kiu [radiko]igas [objekton]?
Exemplo com pura: Kiu purigas la ĉambron? (Quem limpa o quarto? = Quem torna o quarto limpo?)
Exemplo com scii: Kiu sciigas la novaĵon al vi? (Quem te informa a notícia? = Quem te faz saber a notícia?)
Per kio oni povas [radiko]igi [objekton]?
Exemplo com varma: Per kio oni povas varmigi la akvon? (Com o que se pode aquecer a água?)
Perguntando sobre o OBJETO da ação -IG:
Kion la [subjekto] [radiko]igas?
Exemplo com pura: Kion la knabo purigas? (O que o menino limpa?)
Exemplo com morti: Kion la veneno mortigis? (O que o veneno matou?)
Kiun la [subjekto] [radiko]igas [fari ion / esti ia]? (Quem o sujeito faz [fazer algo / ser de certo modo]?)
Exemplo com labori: Kiun la estro laborigas? (Quem o chefe faz trabalhar?)

Perguntando sobre o RESULTADO ou a MUDANÇA causada no objeto:
Kia fariĝas [objekto] kiam iu ĝin [radiko]igas? (Como se torna [objeto] quando alguém o [radiko]igas?)
Exemplo com ruĝa: Kia fariĝas la vizaĝo kiam honto ĝin ruĝigas? (Como se torna o rosto quando a vergonha o avermelha?)
Al kio la ago de [radiko]igo kondukas por [objekto]? (A que a ação de [radiko]igo leva para [objeto]?)
Exemplo com libera: Al kio la ago de liberigo kondukas por la kaptito? (A que a ação de libertação leva para o prisioneiro?)

Perguntas de Sim/Não para confirmar a ação -IG:
Ĉu [subjekto] [radiko]igas [objekton]?
Exemplo com facila: Ĉu la instruisto faciligas la demandon? (O professor facilita a pergunta?)
Perguntando sobre a MANEIRA ou o MOTIVO da ação -IG:
Kiel oni [radiko]igas [objekton]?
Exemplo com laca: Kiel la longa vojaĝo lacigas la vojaĝantojn? (Como a longa viagem cansa os viajantes?)
Kial [subjekto] [radiko]igas [objekton]?
Exemplo com memori: Kial vi memorigas min pri tio? (Por que você me faz lembrar disso?)

Estruturas Interrogativas para Exercícios com -IĜ (Tornar-se, Acontecer)

O foco aqui é no sujeito que sofre a mudança ou em que a ação acontece espontaneamente.

Perguntando sobre o SUJEITO que sofre a mudança -IĜ:
Kiu [radiko]iĝas?
Exemplo com pura: Kiu puriĝas post la ludo? (Quem se limpa depois do jogo?)
Exemplo com edzo: Kiu edziĝos kun Maria? (Quem se casará com Maria?)
Kio [radiko]iĝas?
Exemplo com fali: Kio faliĝis de la tablo? (O que caiu da mesa?)
Exemplo com rompi: Kio rompiĝis? (O que se quebrou?)

Perguntando sobre o ESTADO RESULTANTE da mudança -IĜ:
Kia [subjekto] fariĝas, kiam ĝi [radiko]iĝas? (Como o [sujeito] se torna quando ele se [radiko]iĝas?)
Exemplo com ruĝa: Kia via vizaĝo fariĝas, kiam vi ruĝiĝas? (Como seu rosto fica quando você enrubesce?)
En kian staton [subjekto] eniras, kiam ĝi [radiko]iĝas? (Em que estado o [sujeito] entra quando ele se [radiko]iĝas?)
Exemplo com dormi: En kian staton vi eniras, kiam vi endormiĝas? (Em que estado você entra quando adormece?)

Perguntando sobre a CAUSA (muitas vezes passiva ou natural) da mudança -IĜ (usando "de"):
De kio [subjekto] [radiko]iĝis? (Por causa de quê/quem o [sujeito] se [radiko]iĝis?)
Exemplo com malfermi: De kio la pordo malfermiĝis? (Pelo que a porta se abriu? Sugere vento, etc.)
Exemplo com timi: De kio la infano timiĝis? (Pelo que a criança se assustou?)
Perguntas de Sim/Não para confirmar a mudança -IĜ:
Ĉu [subjekto] [radiko]iĝas?
Exemplo com malvarma: Ĉu la supo malvarmiĝas? (A sopa está esfriando / tornando-se fria?)

Perguntando sobre a MANEIRA ou o MOMENTO da mudança -IĜ:
Kiel [subjekto] [radiko]iĝas?
Exemplo com trankvila: Kiel la maro trankviliĝis post la ŝtormo? (Como o mar se acalmou depois da tempestade?)
Kiam [subjekto] kutime [radiko]iĝas?
Exemplo com laca: Kiam vi kutime laciĝas dum la tago? (Quando você geralmente se cansa durante o dia?)

Perguntas para Diferenciação e Transformação (Meta-nível)

Escolha:
Kion oni diras: "[subjekto] [radiko]igas [objekton]" aŭ "[subjekto] [radiko]iĝas"? Kial?
Exemplo: Kion oni diras: "La suno varmigas la teron" aŭ "La suno varmiĝas la teron"? Kial?
Transformação:
Se "[subjekto1] [radiko]igas [objekton]", kio okazas al [objekto]? Kiel oni esprimas tion per verbo kun -iĝ?
Exemplo: Se "La knabo rompas la vazon", kio okazas al la vazo? Kiel oni esprimas tion per verbo kun -iĝ? (Resposta esperada: La vazo rompiĝas.)
Se "[subjekto] [radiko]iĝas pro [kaŭzo]", kion [kaŭzo] faras al [subjekto]? Kiel oni esprimas tion per verbo kun -ig?
Exemplo: Se "La glacio fandiĝas pro la varmo", kion la varmo faras al la glacio? Kiel oni esprimas tion per verbo kun -ig? (Resposta esperada: La varmo fandigas la glacion.)
Definição/Explicação:
Kio estas la diferenco inter "[radiko]igi" kaj "[radiko]iĝi"? Donu ekzemplojn.


KIAL (correlativo interrogativo causal, equivalente a pro kio, pro kiu kaŭzo, cuja resposta padrão começa com ĈAR).
Ex.:

  • Kial Profesoro Koso elstariĝas en multe da afrikaj universitatoj? (Por que o Professor Kossi destaca-se em muitas universidades africanas?) R.: Ĉar liaj diskursoj estas forte kontraŭimperiismaj, naciismaj kaj panafrikanismaj. (Porque seus discursos são fortemente anti-imperialistas, nacionalistas e panafricanistas.)
  • Kial la brazila registaro silentis pri la konkludoj de la operaco Telero (pri la NIFOj super la ŝtato Parao) en la fino de la jardeko 1970? (Por que o governo brasileiro silenciou a respeito das conclusões da Operação Prato (sobre os OVNIs acima do estado do Pará) no final da década de 70? R.: Ĉar ĝi kredis, ke tiaj NIFOj povas esti sekretaj alilandaj armiloj dum la malvarma milito. (Porque ele acreditou que tais OVNIs podiam ser armas estrangeiras secretas durante a guerra fria.)
  • Kial la dulingveco povas malfruigi la demencon? (Por que o bilinguismo pode atrasar a demência?) R.: Ĉar la dulingveco kreas “konecan rezervon” kun pli da neŭraj konektoj. (Porque o bilinguismo cria uma "reserva cognitiva" com mais conexões neurais.)


KIAM (correlativo interrogativo temporal, equivalente a EN KIU TEMPO / EPOKO / DATO...)
Ex.:

  • Kiam Nandia naskiĝis? Aŭ en kiu dato Nandia naskiĝis? (Quando Nandi nasceu? Ou em que data Nandi nasceu?) R.: Ŝi naskiĝis en la dato 29-a de Oktobro 1952. (Ela nasceu no dia 29 de outubro de 1952.)
  • Kiam kaj kie okazos la venonta konferenco de la membroj de la Kadra Konvencio de Unuiĝintaj Nacioj pri Klimata Ŝanĝiĝo? (Quando e onde acontecerá a próxima Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima?) R.: Ĝi havos lokon en la monato Novembro 2025, en Belemo, la ĉefurbo de la brazila ŝtato Parao. (Ela terá lugar no mês de novembro de 2025, em Belém, a capital do estado brasileiro do Pará.)
  • Kiam kaj kie okazos la venonta Universala Kongreso de Esperanto? (Quando e onde ocorrerá o próximo Congresso Universal de Esperanto?) R.: Ĝi okazos de la 26-a de Julio ĝis la 2-a de Aŭgusto 2025, en la ĉeĥia urbo Brno. (Ele ocorrerá de 26 de julho a 2 de agosto de 2025, na cidade tcheca de Brno.)


PRÁTICA:

A partir da seguinte imagem, estabeleça um diálogo planejado de perguntas e respostas com a inteligência artificial ChatGPT, devendo ser colados no campo de texto da IA a seguinte imagem e o prompt logo abaixo:

DIA 1:



========================

INÍCIO DO PROMPT

========================

Visando me exercitar gramaticalmente em Esperanto quanto aos sufixos IG e , peço-vos intercambiar perguntas e respostas comigo, em Esperanto, em cima de detalhes da imagem anexada, usando aleatoriamente as seguintes estruturas de perguntas, sendo uma pergunta e sua respectiva resposta de cada vez.

Kiu [radiko]iĝas?

Kio [radiko]iĝas?

Kiu [radiko]igas [objekton]?

Kion la [subjekto] [radiko]igas?

Kiun la [subjekto] [radiko]igas [fari ion / esti ia]?

Kia fariĝas [objekto], kiam iu ĝin [radiko]igas?

Al kio la ago de [radiko]igo kondukas por [objekto]?

Ĉu [subjekto] [radiko]igas [objekton]?

Kiel oni [radiko]igas [objekton]?

Kial [subjekto] [radiko]igas [objekton]?

Kia [subjekto] fariĝas, kiam ĝi [radiko]iĝas?

En kian staton [subjekto] eniras, kiam ĝi [radiko]iĝas?

De kio [subjekto] [radiko]iĝis?

Ĉu [subjekto] [radiko]iĝas?

Kiel [subjekto] [radiko]iĝas?

Kion oni diras: "[subjekto] [radiko]igas [objekton]", aŭ "[subjekto] [radiko]iĝas"? Kial?

Se "[subjekto1] [radiko]igas [objekton]", kio okazas al [objekto]?

Kiel oni esprimas tion per verbo kun -iĝ?

Se "[subjekto] [radiko]iĝas pro [kaŭzo]", kion [kaŭzo] faras al [subjekto]?

Kio estas la diferenco inter "[radiko]igi" kaj "[radiko]iĝi"?

Kia [subjekto] fariĝas, kiam ĝi [radiko]iĝas?

Kia [subjekto] fariĝas, kiam ĝi [radiko]iĝas?

Kia fariĝas [objekto], kiam iu ĝin [radiko]igas?

Al kio la ago de [radiko]igo kondukas por [objekto]?

Kia [subjekto] fariĝas, kiam ĝi [radiko]iĝas?

KIAL

KIAM

Sempre que você entender que eu escrevi uma pergunta ou uma resposta com erro gramatical ou de estilo, favor corrigi-la imediatamente, antes de continuarmos. Sempre que eu não entender uma palavra que você escreveu, direi Traduku –o, e você traduzirá a palavra para o português. E sempre que eu não souber dizer em Esperanto uma palavra, escrevê-la-ei em português entre parênteses, e você traduzi-la-á automaticamente para o Esperanto antes da sua pergunta ou resposta seguinte. Tudo bem?

========================

FIM DO PROMPT

========================

Observações:

· A cada resposta que você der, já faça sua próxima pergunta no mesmo ato, dando, por exemplo, dois espaçamentos para baixo. A IA vai entender e deverá também fazer o mesmo, o que há de contribuir para a fluidez do diálogo.

· Idealmente, dialogue no computador e olhe a imagem no celular, para não ter de ficar subindo o diálogo para rever a imagem no próprio PC.

· Eventuais correções feitas pela IA em frases suas não quererão dizer que terá mesmo havido erro. Muitas vezes poderá ser apenas uma advertência quanto ao estilo. Seja como for, observe sempre, pois poderá melhorar sua redação, mas nem discuta e siga no diálogo.

· Tendo tempo, pode estender o diálogo diário para no mínimo 30 minutos.

· Dica essencial: deixe escritos ao lado do PC ou do celular os pontos da lição (tirados de dentro do prompt), e vá ticando e reticando cada ponto usado durante o diálogo, de modo que ao final todos os pontos tenham sido igualmente exercitados.

· Para os seis demais dias da semana, use o mesmo prompt, mas mudando para as seguintes imagens, uma para cada dia da semana, sucessivamente, desenvolvendo o mesmo padrão de diálogo para cada nova imagem:


DIA 2



 DIA 3:



 DIA 4:



DIA 5:



DIA 6:



DIA 7:


Nenhum comentário:

Postar um comentário