Quer um SUPERPODER? Aprenda O ESPERANTO E USE-O NO MINECRAFT! 🚀
Imagina uma língua que te conecta com pessoas de mais de 120 países! Uma língua tão fácil que parece um jogo de blocos. Esse é
o Esperanto, a língua mais divertida do planeta! E aprender essa língua explorando
o mundo do Minecraft é bem mais divertido ainda.
As Regras Mágicas do Esperanto:
1. A Varinha Mágica das Palavras ✨
No Esperanto, toda palavra tem um final mágico
que te conta o que ela é, como se fosse o tipo de bloco que você está segurando!
· Tudo que é COISA, BLOCO ou CRIATURA termina
com -o:
o
bloko (bloco)
o
glavo (espada)
o
zombio (zumbi)
· Tudo que é QUALIDADE ou CARACTERÍSTICA termina
com -a:
o
fortika (forte, resistente)
o
malamika (hostil)
o
rapida (rápido)
· O MODO como algo é feito (a ação) termina
sempre com -e:
o
rapide (rapidamente)
o
bone (bem)
o
kuraĝe (corajosamente)
Seu Desafio: Como se diz "espada forte"? Isso
mesmo! fortika glavo! E "zumbi hostil"? malamika zombio! Viu como é fácil como minerar terra?
2. O Superpoder de Juntar a Galera! 👫
Quer falar de mais de um bloco ou de um exército
de zumbis? É só colocar um -j no final. É o J de JUNTOS!
· bloko (um bloco) ➔ blokoj (blocos)
· zombio (um zumbi) ➔ zombioj (zumbis)
· fortika glavo (uma espada forte) ➔ fortikaj glavoj (espadas fortes)
Sem confusão! É sempre o -j para tudo
que for mais de um!
3. O Jogo de Montar Palavras (A Bancada de Trabalho do Esperanto!) 🧱
Esta é a parte mais legal! Com pequenos prefixos
e sufixos, você cria palavras novas, como se estivesse na sua metitabulo (bancada de trabalho).
· O "Bloco do Contrário" mal-: Coloque mal- na frente e a palavra
vira o oposto!
o
amiko (amigo, como um Aldeão) ➔ malamiko (inimigo, como um Zumbi)
o
rapida (rápido) ➔ malrapida (lento, como andar na areia de almas)
o
forta (forte) ➔ malforta (fraco, como uma picareta de madeira)
· O "Bloco das Meninas" -in-: Quer transformar uma palavra em feminina?
Use -in-!
o
ludanto (jogador) ➔ ludantino (jogadora)
o
vilaĝano (aldeão) ➔ vilaĝanino (aldeã)
· O "Bloco dos Filhotes" -id-: Para falar do filhote de qualquer animal
do jogo!
o
porko (porco) ➔ porkido (porquinho, filhote)
o
ŝafo (ovelha) ➔ ŝafido (cordeirinho, filhote)
o
bovino (vaca) ➔ bovido (bezerro)
· O "Bloco do Lugar" -ej-: Indica o lugar onde algo acontece ou é
feito.
o
minumi (minerar) ➔ minejo (mina - o lugar de minerar!)
o
batali (batalhar) ➔ batalejo (arena de batalha - o lugar de batalhar!)
o
loĝi (morar) ➔ loĝejo (moradia, casa - o lugar de morar!)
4. A Regra de Ouro dos Verbos (Ações) 🏆
No português, a gente diz: "eu minero,
tu mineras, ele minera...". Que confusão! No Esperanto, é SUPERFÁCIL e não
buga nunca:
· PRESENTE (agora): Termina em -as para TODO MUNDO!
o
Mi konstruas (Eu construo)
o
Vi minumas (Você minera)
o
La eksplodulo eksplodas (O creeper explode)
· PASSADO (já foi): Termina em -is para TODO MUNDO!
o
Mi konstruis (Eu construí)
o
Hieraŭ, mi trovis feron (Ontem, eu
encontrei ferro)
· FUTURO (vai ser): Termina em -os para TODO MUNDO!
o
Mi konstruos (Eu construirei)
o
Morgaŭ, mi esploros la kavernon (Amanhã,
eu explorarei a caverna)
E o mais incrível de tudo: NÃO EXISTEM
EXCEÇÕES! Isso mesmo! As regras são sempre essas. Sem pegadinhas, sem "mas"
e sem "depende".
Aprenda suas primeiras frases de jogador:
Saluton! (Olá!)
Kiel vi fartas? (Como você está?)
Mi estas preta por minumi! (Eu estou pronto para minerar!)
SOBRE PALAVRAS QUE RECEBEM AÇÃO (O Bloco que você Quebra!)
🌟 Agora vamos aprender sobre o item, bloco
ou criatura que recebe uma ação!
Sabiam que, quando falamos, algumas palavras
são o objeto que recebe a ação, como um bloco de minério que recebe a pancada da
sua picareta?
Vamos brincar de descobrir "o que"
está recebendo a ação nas frases!
👀 Exemplo 1:
"Mi rompas la ŝtonon." (Eu quebro a pedra.)
Pergunta: Kion mi rompas? (O que eu quebro?)
Resposta: la ŝtonon (a pedra)
👉 O "ŝtonon" é o objeto da ação, porque é o que recebe a "quebrada"!
Por isso, nessa frase, ele está terminando com -n.
🐔 Exemplo 2:
"La ludanto manĝas panon." (O jogador come pão.)
Pergunta: Kion la ludanto manĝas? (O que o jogador come?)
Resposta: panon (o pão)
👉 O pão é o objeto, porque é o que o jogador
está comendo! Logo, -n no pão!
✨ Como saber qual é o objeto da ação?
É só perguntar:
· Kion? (O que?)
· Kiun? (Quem? Qual?)
· Kiujn? (Quem? Quais?) (para mais de um objeto, como vários zumbis)
A palavra que responder a essa pergunta é
o objeto direto e, por isso, deve receber o -n no final.
Revisando: Em Esperanto, o objeto da ação sempre termina
com a letra -n adicionada.
Exemplos:
· Mi vidas la zombion. (Vejo o zumbi.) → zombion é o objeto da minha ação de ver.
· Ni konstruas portalon. (Nós construímos um portal.) → portalon é o objeto da nossa ação de construir.
🧸 Desafio do Jogo:
Vamos achar o "Kion?" ou o "Kiun?" nas frases!
1. "La ludanto konstruas domon." (O jogador constrói uma casa.)
o
👉 Kion la ludanto konstruas? Domon.
2. "La skeleto atakas vin." (O esqueleto ataca você.)
o
👉 Kiun la skeleto atakas? Vin.
3. "Mi bezonas diamanton." (Eu preciso de um diamante.)
o
👉 Kion mi bezonas? Diamanton.
📚 Resumo para lembrar (como uma receita
da Bancada de Trabalho):
· Objeto é quem/o que recebe a ação.
· Pergunte: Kion? ou Kiun(jn)?
· Em Esperanto, ele termina com -n.
🌟 Esperanto: um mundo de amigos e aventuras
espera por você, minkraftisto!
Sobre a pronúncia das letras, acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=ORFfZDbJw6s
Glossário Minecraft: Português - Esperanto
Conceitos Básicos e Jogabilidade
1. Minecraft: Jogo de construção e sobrevivência em um
mundo de blocos. (Ludo pri konstruado kaj supervivo en mondo el blokoj) – Minkrafto
2. Mundo: O ambiente gerado proceduralmente onde o jogo acontece. (La procedure generita
medio, kie la ludo okazas) – Mondo
3. Sobrevivência: Modo de jogo onde é preciso coletar recursos
e se proteger de perigos. (Ludreĝimo, kie oni devas kolekti rimedojn kaj protekti
sin de danĝeroj) – Superviva Reĝimo
4. Criativo: Modo de jogo com recursos ilimitados e
a capacidade de voar. (Ludreĝimo kun senlimaj rimedoj kaj la kapablo flugi) – Krea
Reĝimo
5. Jogador: O personagem controlado pela pessoa que
está jogando. (La rolulo kontrolita de la persono, kiu ludas) – Ludanto
6. Inventário: O espaço onde o jogador armazena os itens
coletados. (La spaco, kie la ludanto stokas la kolektitajn aĵojn) – Stokejo
7. Receita: A combinação de itens necessária para criar
um novo item. (La kombino de aĵoj necesa por krei novan aĵon) – Recepto
8. Item: Qualquer objeto que o jogador pode ter no inventário. (Iu ajn objekto,
kiun la ludanto povas havi en la stokejo) – Aĵo
9. Bloco: As unidades cúbicas que formam o mundo do jogo. (La kubaj unuoj, kiuj formas
la ludan mondon) – Bloko
10. Nível de Experiência: Pontos ganhos ao realizar certas ações,
usados para encantar. (Poentoj gajnitaj per farado de certaj agoj, uzataj por sorĉi)
– Spertnivelo
11. Semente (Seed): Um código que gera um mundo específico.
(Kodo, kiu generas specifan mondon) – Semo
12. Chunk: Uma seção de 16x16 blocos do mundo. (Sekcio de 16x16 blokoj de la mondo)
– Mondopeco / Ĉunko
13. Spawn: O local onde o jogador aparece inicialmente no mundo. (La loko, kie la
ludanto komence aperas en la mondo) – Aperejo
Ações e Verbos
1. Minerar: Quebrar blocos para coletar recursos, especialmente
minérios. (Rompi blokojn por kolekti rimedojn, precipe ercojn) – Minumi
2. Construir: Colocar blocos para criar estruturas. (Meti
blokojn por krei strukturojn) – Konstrui
3. Criar / Craftar: Combinar itens para fazer um novo item.
(Kombini aĵojn por fari novan aĵon) – Krei / Metii
4. Explorar: Viajar pelo mundo para descobrir novos
lugares e recursos. (Vojaĝi tra la mondo por malkovri novajn lokojn kaj rimedojn)
– Esplori
5. Atacar: Golpear uma criatura ou outro jogador. (Bati estaĵon aŭ alian ludanton)
– Ataki
6. Defender: Proteger-se de ataques, geralmente com
um escudo. (Protekti sin de atakoj, kutime per ŝildo) – Defendi
7. Pular: Mover-se para cima. (Moviĝi supren) – Salti
8. Correr: Mover-se mais rapidamente, consumindo fome. (Moviĝi pli rapide, konsumante
malsaton) – Kuri
9. Quebrar: Destruir um bloco com as mãos ou ferramenta.
(Detrui blokon per la manoj aŭ ilo) – Rompi
10. Colocar: Posicionar um bloco no mundo. (Lokigi blokon
en la mondo) – Meti
11. Fundir: Usar uma fornalha para transformar itens, como minério em lingote. (Uzi
fornon por transformi aĵojn, kiel ercon en ingoton) – Fandi
12. Encantar: Adicionar habilidades especiais a ferramentas,
armas ou armaduras. (Aldoni specialajn kapablojn al iloj, armiloj aŭ kirasoj) –
Ensorĉi
13. Morrer: Perder todos os pontos de vida. (Perdi ĉiujn vivpoentojn) – Morti
14. Renascer (Respawn): Reaparecer no mundo após morrer. (Reaperi
en la mondo post morto) – Reaperi
Criaturas (Mobs)
1. Creeper: Criatura verde e silenciosa que explode
perto do jogador. (Verda kaj silenta estaĵo, kiu eksplodas proksime al la ludanto)
– Eksplodulo
2. Zumbi: Criatura hostil comum que ataca corpo a corpo. (Komuna malamika estaĵo,
kiu atakas fizike) – Zombio
3. Esqueleto: Criatura hostil que atira flechas com um
arco. (Malamika estaĵo, kiu pafas sagojn per pafarko) – Skeleto
4. Aranha: Criatura que pode escalar paredes. (Estaĵo, kiu povas grimpi murojn) –
Araneo
5. Enderman: Criatura alta e preta que se teleporta
e não gosta de ser encarada. (Alta, nigra estaĵo, kiu teletransportiĝas kaj ne ŝatas
esti rigardata) – Endermano
6. Aldeão: Habitante pacífico de aldeias que comercializa itens. (Paca loĝanto de
vilaĝoj, kiu komercas aĵojn) – Vilaĝano
7. Vaca: Animal passivo que fornece couro e bife. (Pasiva besto, kiu donas ledon
kaj bovaĵon) – Bovino
8. Porco: Animal passivo que fornece costeletas de porco. (Pasiva besto, kiu donas
porkaĵon) – Porko
9. Ovelha: Animal passivo que fornece lã e carne de carneiro. (Pasiva besto, kiu donas
lanon kaj ŝafaĵon) – Ŝafo
3- Galinha: Animal passivo que fornece penas e frango. (Pasiva besto, kiu
donas plumojn kaj kokaĵon) – Koko
10. Lobo: Animal neutro que pode ser domesticado para se tornar um cão. (Neŭtrala
besto, kiun oni povas hejmigi por fariĝi hundo) – Lupo
11. Ghast: Criatura grande e flutuante no Nether que dispara bolas de fogo. (Granda,
flosanta estaĵo en la Nether, kiu pafas fajroglobojn) – Gasto
12. Blaze: Criatura flutuante encontrada em fortalezas do Nether. (Flosanta estaĵo
trovita en Nether-fortikaĵoj) – Fajrulo / Blejzo
13. Dragão do Fim (Ender Dragon): O chefe final do jogo, encontrado na dimensão
"The End". (La fina estro de la ludo, trovita en la End-dimensio) – End-Drako
Blocos e Recursos Naturais
1. Terra: Um dos blocos mais comuns, geralmente na
superfície. (Unu el la plej oftaj blokoj, kutime sur la surfaco) – Tero
2. Pedra: Bloco muito comum encontrado no subsolo. (Tre ofta bloko trovita subtere)
– Ŝtono
3. Pedregulho: A versão da pedra obtida ao minerá-la.
(La versio de ŝtono, kiun oni ricevas kiam oni minas ĝin) – Ŝtoneto / Roko
4. Madeira: Obtida de árvores, essencial para começar.
(Akvirita de arboj, esenca por komenci) – Ligno
5. Tábua: Bloco de madeira refinada, usado em muitas receitas. (Rafinita ligna bloko,
uzata en multaj receptoj) – Lignotabulo
6. Areia: Bloco afetado pela gravidade, encontrado em desertos e praias. (Bloko influata
de gravito, trovita en dezertoj kaj plaĝoj) – Sablo
7. Vidro: Bloco transparente feito ao fundir areia. (Travidebla bloko farita per
fandado de sablo) – Vitro
8. Carvão: Mineral usado como combustível ou para fazer tochas. (Mineralo uzata kiel
brulaĵo aŭ por fari torĉojn) – Karbo
9. Ferro: Mineral usado para criar ferramentas e armaduras de nível médio. (Mineralo
uzata por krei mez-nivelajn ilojn kaj kirasojn) – Fero
10. Ouro: Mineral usado em itens especiais e para comércio. (Mineralo uzata por specialaj
aĵoj kaj komerco) – Oro
11. Diamante: O mineral mais raro e durável para equipamentos.
(La plej rara kaj fortika mineralo por ekipaĵoj) – Diamanto
12. Esmeralda: Mineral raro usado para trocar com aldeões.
(Rara mineralo uzata por komerci kun vilaĝanoj) – Smeraldo
13. Redstone: Mineral que funciona como eletricidade
para criar mecanismos. (Mineralo, kiu funkcias kiel elektro por krei meĥanismojn)
– Ruĝŝtono
14. Obsidiana: Bloco muito resistente, formado quando
água encontra lava. (Tre rezista bloko, formita kiam akvo renkontas lafon) – Obsidiano
15. Minério: Bloco de pedra que contém um mineral. (Ŝtonbloko,
kiu enhavas mineralon) – Erco
16. Água: Líquido comum encontrado em oceanos, rios e lagos. (Ofta likvaĵo trovita
en oceanoj, riveroj kaj lagoj) – Akvo
17. Lava: Líquido perigoso que causa dano de fogo. (Danĝera likvaĵo, kiu kaŭzas fajran
damaĝon) – Lafo
Ferramentas, Armas e Armaduras
1. Picareta: Ferramenta para minerar pedra e minérios.
(Ilo por mini ŝtonon kaj ercojn) – Pioĉo
2. Pá: Ferramenta para cavar terra, areia e cascalho rapidamente. (Ilo por rapide
fosi teron, sablon kaj gruzon) – Ŝovelilo
3. Machado: Ferramenta para cortar madeira mais rápido
e também uma arma. (Ilo por pli rapide haki lignon kaj ankaŭ armilo) – Hakilo
4. Enxada: Ferramenta para arar a terra para plantações. (Ilo por plugi teron por
plantado) – Sarkilo
5. Espada: Arma principal para combate corpo a corpo. (La ĉefa armilo por fizika batalo)
– Glavo
6. Arco: Arma para atirar flechas à distância. (Armilo por pafi sagojn el distanco)
– Pafarko
7. Flecha: Munição para o arco. (Municio por la pafarko) – Sago
8. Escudo: Item para bloquear ataques. (Aĵo por bloki atakojn) – Ŝildo
9. Armadura: Conjunto de roupas que protege o jogador
de danos. (Aro de vestoj, kiu protektas la ludanton de damaĝo) – Kiraso
10. Capacete: Parte da armadura que protege a cabeça.
(Parto de la kiraso, kiu protektas la kapon) – Kasko
11. Peitoral: Parte da armadura que protege o torso.
(Parto de la kiraso, kiu protektas la torson) – Brustokiraso
12. Calças: Parte da armadura que protege as pernas. (Parto de la kiraso, kiu protektas
la krurojn) – Kruringoj
13. Botas: Parte da armadura que protege os pés. (Parto de la kiraso, kiu protektas
la piedojn) – Botoj
14. Tocha: Fonte de luz feita de carvão e um graveto. (Lumfonto farita el karbo kaj
bastoneto) – Torĉo
15. Balde: Usado para transportar líquidos como água ou lava. (Uzata por transporti
likvaĵojn kiel akvon aŭ lafon) – Sitelo
Blocos Utilitários e Itens
1. Bancada de Trabalho: Bloco essencial para criar a maioria dos
itens. (Esenca bloko por krei la plimulton de la aĵoj) – Metitabulo
2. Fornalha: Bloco usado para fundir minérios e cozinhar
comida. (Bloko uzata por fandi ercojn kaj kuiri manĝaĵojn) – Forno
3. Baú: Bloco para armazenar itens. (Bloko por stoki aĵojn) – Kesto
4. Cama: Item que permite ao jogador dormir e pular a noite. (Aĵo, kiu permesas
al la ludanto dormi kaj transsalti la nokton) – Lito
5. Mesa de Encantamentos: Bloco para aplicar encantamentos em itens.
(Bloko por apliki sorĉojn al aĵoj) – Sorĉotablo
6. Bigorna: Usada para reparar e renomear itens. (Uzata
por ripari kaj renomi aĵojn) – Amboso
7. Lingote: Metal refinado (ferro, ouro) obtido da
fornalha. (Rafinita metalo (fero, oro) akirita de la forno) – Ingoto
8. Pão: Comida feita de trigo. (Manĝaĵo farita el tritiko) – Pano
9. Maçã: Comida encontrada em árvores. (Manĝaĵo trovita en arboj) – Pomo
10. Poção: Líquido consumível que dá efeitos especiais ao jogador. (Trinkebla likvaĵo,
kiu donas specialajn efektojn al la ludanto) – Pocio
11. Graveto: Item básico usado em muitas receitas. (Baza
aĵo uzata en multaj receptoj) – Bastoneto
Locais, Biomas e Dimensões
1. Aldeia: Estrutura gerada naturalmente com casas e aldeões. (Nature generita strukturo
kun domoj kaj vilaĝanoj) – Vilaĝo
2. Caverna: Sistema de túneis subterrâneos. (Sistemo
de subteraj tuneloj) – Kaverno
3. Mina Abandonada: Estrutura subterrânea com trilhos e tesouros.
(Subtera strukturo kun reloj kaj trezoroj) – Forlasita Minejo
4. Fortaleza: Estrutura de pedra encontrada no subsolo
ou no Nether. (Ŝtona strukturo trovita subtere aŭ en la Nether) – Fortikaĵo
5. Templo: Estrutura rara encontrada em desertos ou selvas. (Rara strukturo trovita
en dezertoj aŭ ĝangaloj) – Templo
6. Bioma: Uma região específica do mundo com clima e vegetação próprios. (Specifa
regiono de la mondo kun propra klimato kaj vegetaĵaro) – Biomo
7. Floresta: Bioma com muitas árvores. (Biomo kun multaj
arboj) – Arbaro
8. Deserto: Bioma quente e seco, feito de areia. (Varma
kaj seka biomo, farita el sablo) – Dezerto
9. Oceano: Grande corpo de água. (Granda akvokorpo) – Oceano
10. Montanha: Bioma com grandes elevações de terreno.
(Biomo kun grandaj altecoj de tereno) – Monto
11. Nether: Uma dimensão infernal, acessada por um portal de obsidiana. (Infera dimensio,
alirebla per obsidiana portalo) – La Nether / Submondo
12. The End (O Fim): Uma dimensão escura e final, lar do Dragão
do Fim. (Malhela kaj fina dimensio, hejmo de la End-Drako) – La End / Finujo
13. Portal: Estrutura que permite viajar entre dimensões. (Strukturo, kiu permesas
vojaĝi inter dimensioj) – Portalo
Adjetivos e Termos Variados
1. Hostil: Refere-se a criaturas que atacam o jogador assim que o veem. (Rilatas al
estaĵoj, kiuj atakas la ludanton tuj kiam ili vidas lin) – Malamiko
2. Passivo: Refere-se a criaturas que nunca atacam
o jogador. (Rilatas al estaĵoj, kiuj neniam atakas la ludanton) – Pasiva
3. Neutro: Refere-se a criaturas que só atacam se forem provocadas. (Rilatas al estaĵoj,
kiuj atakas nur se provokite) – Neŭtralulo

Nenhum comentário:
Postar um comentário